terça-feira, 26 de abril de 2011

SURTO DE SARNA

MSC Armonia: Tripulantes brasileiras são discriminadas e humilhadas em cruzeiro italiano

 

Um grupo de tripulantes do cruzeiro MSC Armonia foi contaminado por escabiose (sarna) dentro do navio. Do grupo, 23 pessoas (sendo 18 mulheres e 5 homens) procuraram a enfermaria do navio para receberem o tratamento, mas não adiantou.
Após uma denúncia anônima feita à vigilância sanitária, os 23 tripulantes foram encaminhados ao hospital público Maggiore, na cidade de Trieste (Itália). Lá, foram postos em colchões improvisados, jogados pelo chão, que estava sujo de sangue, e próximo a um monte de lixo hospitalar. O grupo ficou de 12h às 21h30 sem receber qualquer assistência, sem alimentação, sem água e sem troca de roupa. Confira o vídeo das condições hospitalares feito por uma das brasileiras:

 

Enquanto os tripulantes enfermos permaneciam no hospital, o navio seguiu viagem e só voltou no dia seguinte. Pela manhã, o grupo recebeu alta para voltar ao navio, mas foi impedido de embarcar novamente. Confira o vídeo que mostra a confusão criada em frente ao navio após o grupo ter sido impedido de embarcar:

 
 
Os tripulantes precisaram seguir até Veneza, em outro meio de transporte, e novamente foram impedidos de embarcar. O capitão alegou que o grupo não embarcaria por recomendações da vigilância sanitária da Itália. De Veneza, o grupo seguiu para outra cidade e finalmente conseguiu embarcar, só que como novos tripulantes.
Em uma reunião com o grupo que estava doente, o capitão conseguiu obter o documento original da alta recebida do hospital de 20 das 23 pessoas que estavam doentes, com a justificativa de que teria que apresentar tais documentos à vigilância sanitária. As 20 pessoas voltaram a trabalhar sem estarem totalmente curadas, sem terem feito quarentena – necessária para o tratamento da doença.
As outras três pessoas (mulheres, brasileiras) se recusaram a entregar o documento original do hospital, entregaram apenas a cópia, porque perderam a confiança no capitão e não sabem o que pode acontecer. As três estão impedidas de trabalhar e o navio está recebendo novos tripulantes sem ter resolvido o problema da doença dentro do navio. As meninas estão sendo pressionadas, pelo capitão, para que peçam demissão e voltem ao Brasil sem receber os direitos trabalhistas e ainda com as passagens descontadas do salário delas.
Uma das meninas conta que elas estão sendo discriminadas e humilhadas dentro do navio e estão com muito medo do que pode acontecer. Estão com medo de descer do navio, para procurar um consulado mais próximo, e acabar sendo impedidas novamente de embarcar.
Em entrevista dada à imprensa italiana – em um jornal chamado IL PICCOLO -, o assessor do navio mentiu ao afirmar que o grupo contaminado por escabiose era composto APENAS por brasileiros (23 homens) e que eles haviam adquirido a doença por serem PROMÍSCUOS e por não serem higiênicos. Confira a tradução:

Escabiose infectou 23 tripulantes do MSC Armonia
Jornal Il Picollo – Tradução – Os Inconfidentes

TRIESTE. Vinte e três homens, todos de origem brasileira da tripulação do navio de cruzeiro MSC Armonia “, desembarcaram porque eles tinham sintomas em seus corpos, atribuíveis à sarna. Foram visitadas na quarta-feira pelo departamento de doenças infecciosas do Hospital Geral, onde passaram a noite.
Na noite passada, apenas quatro ainda estavam sendo mantidos em enfermaria para o tratamento, mas os outros dezenove, uma vez desembarcados, não foram recebidas a bordo do navio deve começar hoje para o cruzeiro de Veneza da Páscoa com mais de 1500 pessoas a bordo.
O MSC Armonia “nas últimas horas, teve uma total de desinfecção e esterilização. Todo o grupo foi visitado por especialistas com grande determinação. “Não se encontra qualquer outro caso com sintomas semelhantes aos de 23 marinheiros desembarcaram desde quarta-feira”, disse ele ontem à noite Maurizio Salvi, Chefe de Relações Externas da MSC Cruzeiros.
“O navio partirá de Veneza regularmente, no horário previsto, porque tudo o que foi descrito em normas e regras. O certo é que, enquanto o MSC Armonia foi na Bacia de San Marco, Arsenal para fazer a atracação, estas 23 pessoas agiram de uma forma em desconformidade com as normas de qualidade da nossa empresa. É um episódio desagradável e constrangedora em que se coloca imediatamente medidas adequadas para a segurança dos nossos clientes. Foram imediatamente desembarcados 23 tripulantes, e outro navio foi completamente higienizado”.
Tanto para a companhia de navegação, uma das mais importantes, não é só o cruzeiro. Os 23 marinheiros desembarcados a terra,  são todos brasileiros com sintomas e causaram muitos problemas. O Conselho Arsenal San Marco transferiu de ambulância todo o pessoal ao hospital. Na ala de doenças infecciosas, após o primeiro tratamento, alguns já foram liberadas na noite de quarta-feira.
Depois de voltar para o conselho do Arsenal foram impedidas, uma vez que desembarcaram. Quem foi para o hospital foi largado dormindo em colchonetes jogados no chão porque não havia camas suficientes para acomodar todos os marinheiros doentes.
Os demais pacientes e seus familiares não parecem gostar do sotaque carioca forte presença, especialmente depois de saber o motivo da internação de massa. A escabiose é assustador ou mesmo se for considerado perigoso pelos médicos, é irritante.
A infecção ocorre predominantemente entre os adultos pelo contato sexual e isso parece ter acontecido com os brasileiros. O risco de disseminação por roupas de partilha, roupa de cama e toalhas, é baixa. A sarna é endêmica em todo o mundo e afeta pessoas de todos os níveis sociais, independentemente da idade ou sexo.
Raro para até 30 a 40 anos, voltou a ser freqüentes. As razões para a sua recorrência periódica não são conhecidos, como são alguns fatores que favorecem a propagação, muitas vezes independentemente uns dos outros. Nos países ocidentais, esses fatores são feitas por falta de higiene, a promiscuidade, a partir de viagens internacionais.
O navio é italiano, apesar de ter a bandeira do Panamá. Os tripulantes foram contratados pela empresa MSC Crocieri (também italiana). O navio está agora seguindo para a Grécia e irão embarcar na cidade de Pireus. Vamos espalhar esta mensagem até que a imprensa e as autoridades se mobilizem em prol destas brasileiras que estão passando pro grandes dificuldades.




 

14 comentários:

  1. Eu sou uma das tripulantes que sofreu todo esse descaso aqui na Europa. Sem apoio nenhum da empresa MSC. E qd retornei ao navio mesmo com alta medica fui impedida de entrar, nos trataram como cachorros sarnentos. Depois nos deram 5 minutos pra fazer as malas com segurança na porta. Retornamos o navio para buscar nossos passaportes e receber nosso salário e passagem. Faz 3 dias que estamos dentro do navio esperando. O navio continua infectado, acabei de pegar remedio, mas tem muitas pessoas que nao buscam remedio com medo de desembarcar. O navio segue viagem infectado com 2100 passageiro. Entre no site do porto de veneza, no setor de vigilancia e faça sua denuncia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus!! boa sorte pra vcs meninas!

    ResponderExcluir
  3. devem ter pego pelos lençois! vcs usam os lençois do navio ou levam de casa? as vezes passa pela lavanderia... sei la.. ou nao lavam direito na lavanderia... ou lavam td junto e acaba passando pra galera... gente , não fiquem quietas!! denunciem!

    ResponderExcluir
  4. como faço pra denunciar? qual o site do porto de veneza?

    ResponderExcluir
  5. http://www.port.venice.it/
    procura links p entrar em contato com eles

    ResponderExcluir
  6. eu tambem denunciei pra rede globo e record...
    isso é um absurdo!

    ResponderExcluir
  7. Gente q horror, era para eu estar nesse navio junto com vcs, agora sei pq meus documentos não deram certo, Deus me livrou dessa confusão. Vou estar orando por vcs q estão ai para que Deus possa intervir a favor de vcs..forte abraço

    ResponderExcluir
  8. Com certeza é a falta de higiene no barco que faz causar isso, tb trabalho em navios de cruzeiro e muitas vezes fiquei sabendo que se reutiliza roupas de cama, guardanapos, toalhas até muitas vezes sem lavar pois fazem racionamento de água... espero que tenham muita sorte nessa luta

    ResponderExcluir
  9. eu mesmo sempre lavava os lençois e toalhas... o pessoal da lavanderia me disse que as toalhas da piscina de passageiro, eles nen sempre lavam, apenas usam a secadora.

    ResponderExcluir
  10. hoje a noite no jornal nacional na globo vai passar uma reportagem sobre o surto no Armonia...

    ResponderExcluir
  11. minha filha trabalha a bordo do msc armonia pelo que ela nos passou tudo começou quando foi tirado tapetes das areas soçiais do navio oque levantou po e com certeza contaminado e com certeza nao com oque a minoria de tripulaçao brasileira deixou la ela nao pegou sarna mesmo tando na mesma cabine de uma menina contaminada que ja ta boa mesmo assim a barra ta pesada pros brasileiros sorte a todos

    ResponderExcluir
  12. Conheço duas pessoas que trabalham nesse navio. Espero que todos (não só os dois) estejam bem. Já viajei várias vezes nos navios da MSC. Se meus conhecidos confirmarem que foram mal tratados, nunca mais viajo com a MSC.

    ResponderExcluir
  13. Olá Ramon

    Meu nome é Patrícia e sou repórter do jornal Comércio da Franca (interior de São Paulo). Estou fazendo uma matéria sobre vagas abertas para cruzeiros, preciso falar com pessoas que trabalham ou já tralharam em navios para dar dicas para candidatos. Seria possível vc entrar em contato comigo pelo email: patricia@comerciodafranca.com.br até esta sexta-feira? Aguardo

    ResponderExcluir