domingo, 27 de fevereiro de 2011

SIGN OFF

o mar derrepente ficou cinza e triste porque eu parti

9 de agosto de 2010. Me lembro como se fosse ontem.  A despedida da família no aeroporto ,a chegada no velho continente, o encontro com outros futuros tripulantes brasileiros em Paris, a dificuldade para encontrar a nossa conexão naquele aeroporto gigantesco internacional da França, a chegada em Veneza e o embarque para uma aventura sobre o Mar.

Apesar dos muitos problemas que enfrentei pelo caminho, me adaptei fácil a vida a bordo. Fiz grandes amizades, conheci lugares fantásticos que nunca imaginei um dia estar  e aprendi muito. Aprendi  muito mesmo e essa experiência vou levar pra vida inteira.

Mas, cada um tem seu tempo, cada um sabe o seu limite físico e psicológico. Alguns ficam a bordo a anos, outros não suportam 1 semana. Não vamos julgar. A vida a bordo não é fácil e eu sabia disso antes de embarcar. Mesmo assim  eu quis arriscar. Fui mais pela aventura mesmo e não me arrependo de nada.  Trabalhei muito, dormi muito pouco, me alimentava mal, mesmo assim eu adorei e amadureci. Hoje dou valor a pequenas coisas que antes passavam despercebidas e é isso ae.

No dia 15 de janeiro eu pedi pra sair. Eu estava pirando demais. Não tinha vontade de fazer mais nada, não conseguia acordar para trabalhar. Estava me sentindo fraco, deprimido, stressado... tinha horas que eu ia pra popa do navio, ficava olhando aquele marzão a minha volta e sentia um desejo louco de me jogar no mar. Não que eu quisesse me matar, eu queria fugir de lá. Desaparecer!

Quando desembarquei a sensação era de um passarinho fugindo da gaiola. LIBERDADE! Saí de cabeça erguida e não olhei pra trás. Fiz o possível para dar o melhor de mim e agora estou tranqüilo.
Na primeira semana pos desembarquei senti muito a falta do navio, dos amigos, dos kapos me enchendo o saco, do cozinheiro filipino do deck 5 que me dava bolo de chocolate escondido, do balanço do mar, dos pesadelos, da minha cabine, do porcalhão do meu room mate, dos indonesianos, dos papos, das coisinhas que eu fazia que não posso dizer aqui, das fofocas de navio, do hambúrguer que eu comia em ilha bela e mtas outras coisas.

Mas, já me adaptei novamente a vida normal. Saudade vem e passa. Hoje nem penso muito na nave. Penso agora em estudar, fazer  faculdade , voltar pro curso de inglês, aprender Frances, tirar carteira de motorista... arrumar um emprego... aff... muita coisa pra fazer.

Não vou dizer que nunca  mais volto a trabalhar em navio. Dizem que é uma vida viciante essa de crew. Que todos um dia retornam. Talvez um dia, como staff, numa companhia que seja organizada e que valorize os tripulantes que  acima de tudo sejam tratados como seres humanos e não como números. Eu volte e arrase!
Aos leitores que acompanham essa saga desde o inicio, muito obrigado.

Espero que eu tenha ajudado aos que também sonharam com a vida a bordo. Antes de desembarcar, embarcou uma menina de santos. Quando ela me viu no crew mess, logo me reconheceu e disse que embarcou depois que começou a acompanhar meu blog e que estava ali por minha causa. Fiquei muito feliz em saber que meu blog despertou sonhos e os realizou. Nossa! Fiquei muito feliz mesmo.

Aos futuros tripulantes sejam de qual for companhia, aproveitem bastante, curtam o Maximo possível. Não deixem de ir nas festas e nas overnight. Sempre que for possível, saiam de dentro do navio para respirar ar puro e ver a vida do lado de fora. Se unam com os brasileiros. Não tentem passar por cima de outras pessoas para conseguir benefícios por que isso não é legal. Façam amizades com os xingue-lingues ( filipinos e indonesianos) vocês também tem muito a aprender com eles. Tenham bastante paciência e foco no trabalho.

Não se apeguem de corpo e alma aos amigos que fizer porque uma hora todos vão embora e a despedida é sofrida. Eu tive uma paixão platônica pelo KIKO de Miamar( próximo da china).FIZ uma amizade grande com ele e com certeza eu nunca mais vou vê lo. Chorei 3 dias por que ele tinha ido embora  e senti um vazio enorme. Mas esse vazio logo foi substituído.
Enfim... continuarei postando algumas coisas ligadas a vida a bordo e etc.
A nave se vai, as lembranças ficam>>>


saindo do Rio
minha ultima festa de cabine
no tender, overnight em ilha bela
passear na poll a noite. quem disse que não pode?
comer pizza na area de passageiro. quem disse que nao pode?
piscininha
Adorei Buenos Aries
testando o som
Armonia pool
no banheiro da cabine
no tender indo pra Buzios
Marquinhos e Brunao
Isabella, amigona
Fran
overnight
overnight em Buenos Aries
Adoramos beber chandon
nen quero pensar nas baias
Punta del Leste
ilheus- BA
Málaga-  Espanha
Fernando de Noronha - PE
Tenerife- Espanha

Salve salve Salvador - BA
amigos XINGUE LINGUE
Tunísia - Africa
RELAX
Argostoli- Grécia
Riviera Croata 
Trilha em Kotor
Veneza
SÉRVIA
cabine 359

festa na cabine 270


Forte abracão... valeu!!!!
Até o próximo porto!


Um comentário:

  1. Primoooo, fico feliz pela bela experiência que viveu! Tenho certeza que foi inesquecível pra você e serviu de um grande aprendizado de vida! :D
    Agora, precisamos marcar de nos encontrar já que vc está por perto de novo, né!? \o/
    Beijooooooos

    ResponderExcluir