terça-feira, 26 de abril de 2011

SURTO DE SARNA

MSC Armonia: Tripulantes brasileiras são discriminadas e humilhadas em cruzeiro italiano

 

Um grupo de tripulantes do cruzeiro MSC Armonia foi contaminado por escabiose (sarna) dentro do navio. Do grupo, 23 pessoas (sendo 18 mulheres e 5 homens) procuraram a enfermaria do navio para receberem o tratamento, mas não adiantou.
Após uma denúncia anônima feita à vigilância sanitária, os 23 tripulantes foram encaminhados ao hospital público Maggiore, na cidade de Trieste (Itália). Lá, foram postos em colchões improvisados, jogados pelo chão, que estava sujo de sangue, e próximo a um monte de lixo hospitalar. O grupo ficou de 12h às 21h30 sem receber qualquer assistência, sem alimentação, sem água e sem troca de roupa. Confira o vídeo das condições hospitalares feito por uma das brasileiras:

 

Enquanto os tripulantes enfermos permaneciam no hospital, o navio seguiu viagem e só voltou no dia seguinte. Pela manhã, o grupo recebeu alta para voltar ao navio, mas foi impedido de embarcar novamente. Confira o vídeo que mostra a confusão criada em frente ao navio após o grupo ter sido impedido de embarcar:

 
 
Os tripulantes precisaram seguir até Veneza, em outro meio de transporte, e novamente foram impedidos de embarcar. O capitão alegou que o grupo não embarcaria por recomendações da vigilância sanitária da Itália. De Veneza, o grupo seguiu para outra cidade e finalmente conseguiu embarcar, só que como novos tripulantes.
Em uma reunião com o grupo que estava doente, o capitão conseguiu obter o documento original da alta recebida do hospital de 20 das 23 pessoas que estavam doentes, com a justificativa de que teria que apresentar tais documentos à vigilância sanitária. As 20 pessoas voltaram a trabalhar sem estarem totalmente curadas, sem terem feito quarentena – necessária para o tratamento da doença.
As outras três pessoas (mulheres, brasileiras) se recusaram a entregar o documento original do hospital, entregaram apenas a cópia, porque perderam a confiança no capitão e não sabem o que pode acontecer. As três estão impedidas de trabalhar e o navio está recebendo novos tripulantes sem ter resolvido o problema da doença dentro do navio. As meninas estão sendo pressionadas, pelo capitão, para que peçam demissão e voltem ao Brasil sem receber os direitos trabalhistas e ainda com as passagens descontadas do salário delas.
Uma das meninas conta que elas estão sendo discriminadas e humilhadas dentro do navio e estão com muito medo do que pode acontecer. Estão com medo de descer do navio, para procurar um consulado mais próximo, e acabar sendo impedidas novamente de embarcar.
Em entrevista dada à imprensa italiana – em um jornal chamado IL PICCOLO -, o assessor do navio mentiu ao afirmar que o grupo contaminado por escabiose era composto APENAS por brasileiros (23 homens) e que eles haviam adquirido a doença por serem PROMÍSCUOS e por não serem higiênicos. Confira a tradução:

Escabiose infectou 23 tripulantes do MSC Armonia
Jornal Il Picollo – Tradução – Os Inconfidentes

TRIESTE. Vinte e três homens, todos de origem brasileira da tripulação do navio de cruzeiro MSC Armonia “, desembarcaram porque eles tinham sintomas em seus corpos, atribuíveis à sarna. Foram visitadas na quarta-feira pelo departamento de doenças infecciosas do Hospital Geral, onde passaram a noite.
Na noite passada, apenas quatro ainda estavam sendo mantidos em enfermaria para o tratamento, mas os outros dezenove, uma vez desembarcados, não foram recebidas a bordo do navio deve começar hoje para o cruzeiro de Veneza da Páscoa com mais de 1500 pessoas a bordo.
O MSC Armonia “nas últimas horas, teve uma total de desinfecção e esterilização. Todo o grupo foi visitado por especialistas com grande determinação. “Não se encontra qualquer outro caso com sintomas semelhantes aos de 23 marinheiros desembarcaram desde quarta-feira”, disse ele ontem à noite Maurizio Salvi, Chefe de Relações Externas da MSC Cruzeiros.
“O navio partirá de Veneza regularmente, no horário previsto, porque tudo o que foi descrito em normas e regras. O certo é que, enquanto o MSC Armonia foi na Bacia de San Marco, Arsenal para fazer a atracação, estas 23 pessoas agiram de uma forma em desconformidade com as normas de qualidade da nossa empresa. É um episódio desagradável e constrangedora em que se coloca imediatamente medidas adequadas para a segurança dos nossos clientes. Foram imediatamente desembarcados 23 tripulantes, e outro navio foi completamente higienizado”.
Tanto para a companhia de navegação, uma das mais importantes, não é só o cruzeiro. Os 23 marinheiros desembarcados a terra,  são todos brasileiros com sintomas e causaram muitos problemas. O Conselho Arsenal San Marco transferiu de ambulância todo o pessoal ao hospital. Na ala de doenças infecciosas, após o primeiro tratamento, alguns já foram liberadas na noite de quarta-feira.
Depois de voltar para o conselho do Arsenal foram impedidas, uma vez que desembarcaram. Quem foi para o hospital foi largado dormindo em colchonetes jogados no chão porque não havia camas suficientes para acomodar todos os marinheiros doentes.
Os demais pacientes e seus familiares não parecem gostar do sotaque carioca forte presença, especialmente depois de saber o motivo da internação de massa. A escabiose é assustador ou mesmo se for considerado perigoso pelos médicos, é irritante.
A infecção ocorre predominantemente entre os adultos pelo contato sexual e isso parece ter acontecido com os brasileiros. O risco de disseminação por roupas de partilha, roupa de cama e toalhas, é baixa. A sarna é endêmica em todo o mundo e afeta pessoas de todos os níveis sociais, independentemente da idade ou sexo.
Raro para até 30 a 40 anos, voltou a ser freqüentes. As razões para a sua recorrência periódica não são conhecidos, como são alguns fatores que favorecem a propagação, muitas vezes independentemente uns dos outros. Nos países ocidentais, esses fatores são feitas por falta de higiene, a promiscuidade, a partir de viagens internacionais.
O navio é italiano, apesar de ter a bandeira do Panamá. Os tripulantes foram contratados pela empresa MSC Crocieri (também italiana). O navio está agora seguindo para a Grécia e irão embarcar na cidade de Pireus. Vamos espalhar esta mensagem até que a imprensa e as autoridades se mobilizem em prol destas brasileiras que estão passando pro grandes dificuldades.